05/04/2024
VW Passat B8 2.0 BiTDI 240cv
Olá a todos! Conforme foi prometido ontem, hoje divulgamos esta bela e fantástica Passat do nosso cliente e amigo Bruno. Vamos também partilhar com vocês todo o historial desta carrinha que foi partilhado connosco após detetarmos o problema e de lhe mostrarmos a avaria identificada. E foi aí que fomos completamente surpreendidos.
Fiquem confortáveis porque a publicação vai ser longa. :)
Esta Passat chegou até nós em modo de segurança, com muito pouca potência. Detectámos vários erros em memória na ECU. Baixa pressão do turbo, problemas no filtro de partículas, etc. Inicialmente não pareciam estar de todo relacionados, mas mais tarde, sim, absolutamente.
Verificámos que existia uma aparente carbonização anormal na zona superior do motor, junto aos sensores de pressão diferencial do filtro de partículas. Qual não é o nosso espanto ao ver esse local carbonizado depois de removermos as proteções térmicas, com uma ficha parcialmente derretida e cablagem em mau estado. A temperatura de gases de escape que foram enviados para aquele local excede facilmente os 400 graus Celsius, suficientes para derreter todo o plástico que encontre e, face à situação, podendo provocar até um incêndio. É algo grave, muito grave.
Podem observar as fotografias tiradas imediatamente após a abertura da proteção térmica.
Após partilharmos a descoberta com o Bruno, fomos surpreendidos porque tinha sido efetuada uma reparação precisamente naquele local e tinham substituído um dos sensores há poucas semanas (segundo o diagnóstico dessa alegada oficina, o sensor traseiro tinha avaria), teoricamente novo e original, apesar de ser de uma marca aftermarket, MEAT & DORIA.
Importa referir desde já que o proprietário tem informação factual na sua posse que partilhou connosco, como relatórios e a fatura da alegada oficina, que optámos por não publicar aqui.
O mais caricato de toda esta situação é que a alegada oficina fez um vídeo e publicou nas suas redes sociais, publicamente.
Vamos aos nossos factos constatados.
Podem observar nas nossas imagens o sensor frontal (original do veículo, esse não foi substituído, manteve-se o mesmo) sem uma das curvas e com a abraçadeira em cima, que curiosamente aparecem no local correto nesse vídeo do alegado mecânico que fez a anterior reparação, antes mesmo de proceder à substituição do sensor traseiro. Depois da troca do sensor, a curva desapareceu e a abraçadeira mudou de sítio, como podem ver nas primeiras imagens que captámos. Interessante.
E agora, após verificação, temos esse tubo com um corte, pois não é suposto o tubo dobrar, é suposto encaixar apenas numa curva e preso por uma abraçadeira metálica na zona inferior, não na zona superior como estava. No fim podem ver como deveria de estar, nas peças novas e originais que substituímos.
Repetimos, isto é no sensor frontal, apesar do corte no tubo, não foi daí que veio a fuga de gases provenientes da combustão.
No sensor traseiro, houve sim uma fuga de gases de escape que nunca deveria ter ocorrido. O que provocou foi simples, derreteu uma ficha e cablagens naquela zona, incluíndo um reservatório de vácuo que curiosamente é utilizado para o controlo e regulação do atuador do turbo, que permite controlar a pressão que é gerada. Não existindo vácuo, não é possível o turbo criar pressão devido à posição da geometria.
E após estas descobertas, todas as avarias verificadas na memória da ECU começaram a fazer todo o sentido. Ainda assim testámos individualmente os actuadores, incluíndo uma válvula bypass que existe nos BiTDI. Tudo dentro dos valores corretos e as turbinas com muito pouca folga, perfeitamente normal para a quilometragem do veículo.
Podem observar também no vídeo do alegado mecânico o sensor teoricamente novo que ele substituiu mas já com marcas de uso e um dos sensores retirados por nós (traseiro de onde houve efetivamente a fuga e o que doi substituído), com marcas de uso em tudo semelhantes. Uma vez mais, interessante.
Se é o mesmo sensor ou não, cabe-vos a vocês decidir. O que vos garantimos é que nenhum sensor novo vem com marcas de uso e para vos provar isso, mostramos a todos o que de facto são sensores novos, com tubagens novas e originais. De fábrica é assim que vem, não foi o que encontrámos nesta Passat após ter sido intervencionada umas semanas antes, antes de entrar nas nossas instalações.
Não nos cabe a nós julgar quem fez a alegada intervenção anterior e se o fez de forma correta ou negligente, mas temos o dever de divulgar a situação para que não se repita com mais ninguém. Estejam atentos. Temos a nossa opinião formada sobre o assunto após estudarmos o caso, deixaremos agora que cada um forme a sua própria opinião com base nos factos que vos providenciamos.
Importa referir que esta situação é na sua grande maioria hipotética de modo a descartarmos qualquer responsabilidade jurídica, no fim de contas apenas partilhamos um vídeo público partilhado connosco pelo nosso cliente e imagens privadas nossas. A relação entre as nossas imagens e o vídeo são vocês que as fazem.
No fim do dia, o maior lesado e testemunha de toda esta situação é o proprietário.
Continuando com o que de facto é importante, substituímos então o conjunto completo dos sensores de pressão diferencial originais, com tubagens, um novo reservatório de vácuo original que o do veículo ficou com um rombo irreparável devido à temperatura de gases de escape, nova ficha de um dos sensores substituída, cablagem reparada e isolada com fita térmica.
Por fim, substituímos os discos frontais que já estavam em fim de vida, de marca TRW, utilizada nos sistemas de travagem originais. Efetuámos toda a limpeza e lubrificação dos rolamentos, com pasta específica para que não calcine, substituímos o vaso de expansão por um original sem bolsa de sílica e o G13 foi removido, foi também feito um flush integral ao sistema de refrigeração e aplicado o novo G12 Evo.
O Bruno ficou assim com o problema resolvido e com uma máquina fantástica.
Mais tarde, o Bruno entregou-nos um Alfa Romeu 147 2.0 SELESPEED de família com elevado valor sentimental ao qual não pudemos recusar e com todo o gosto aceitámos melhorar e reparar.
Cumprimentos a todos!