08/08/2023
Ao volante, cada um de nós tem a responsabilidade de garantir o bem-estar de todos. É bom lembrar que a gentileza e a atenção fazem toda a diferença. Veja algumas dicas simples para tornar o dia a dia mais seguro:
Não se esqueça da faixa de pedestres! É o local onde eles têm a prioridade, então pare sempre que estiverem atravessando ou esperando para ir ao outro lado.
Respeite os semáforos e as sinalizações. Pare nos sinais vermelhos e dê prioridade aos pedestres quando o sinal estiver aberto para eles.
Mantenha o volume do rádio em um nível que não prejudique sua audição e não diminua sua percepção dos sons ao redor. Assim, você conseguirá ouvir buzinas, alertas e avisos de pessoas na via.
Reduza a velocidade ao se aproximar de cruzamentos, escolas, hospitais e áreas residenciais. Esteja preparado para frear ou parar, especialmente se houver crianças por perto.
Esteja sempre atento ao seu entorno! Verifique espelhos retrovisores, ângulos mortos e pedestres nas calçadas ou nos cruzamentos.
Seja gentil e paciente. Dê sempre preferência aos pedestres, mesmo que eles não saibam exatamente a forma correta de atravessar a rua.
Lembrando que o cuidado com os pedestres não se limita a um único dia, mas deve ser uma prática constante para todos nós, motoristas. União e respeito no trânsito são fundamentais para termos ruas mais seguras e harmoniosas.
Vamos juntos nessa caminhada para um trânsito mais humano e seguro!